Dicas para planejar os objetivos financeiros em tempos de crise

Inflação, juros, sobe e desce da bolsa. Os choques temporários na economia sempre renovam as preocupações de quem conseguiu poupar um dinheiro e precisa fazê-lo render.
Dicas para planejar os objetivos financeiros em tempos de crise

Inflação, juros, sobe e desce da bolsa. Os choques temporários na economia sempre renovam as preocupações de quem conseguiu poupar um dinheiro e precisa fazê-lo render. Com tanta coisa no radar, como fazer um bom planejamento financeiro?


A NGVcred preparou cinco dicas fundamentais para que você tome decisões acertadas.

Um dos princípios básicos para lidar bem com a nossa atual economia é organizar um bom orçamento. É assim que você consegue ter uma boa visão do que entra e sai da sua conta para tentar fazer uma grana sobrar no fim do mês.


Como fazer seus primeiros investimentos?

Depois que começa sobrar um dinheiro, a primeira recomendação é que você aplique esse valor em um investimento fácil de resgatar. A ideia é que esse valor te ajude em um momento de aperto ou de gasto imprevisto como, por exemplo, quando você bate o carro ou quando quebra o celular. São gastos que não tem como adiar muito, pois são itens necessários para o nosso dia a dia.

Nessa hora você recorre ao que chamamos de Reserva de Emergência. E para criar essa reserva, o primeiro passo é estabelecer objetivos.

Basicamente, você precisa entender pra que você está guardando esse dinheiro que sobrou. É pra comprar um carro daqui cinco anos? É para a sua aposentadoria daqui a 20 anos? Para cada uma dessas situações têm títulos de investimentos diferentes que vão te atender melhor.

Quando a gente fala de estratégia de investimento, estamos falando de estratégia por objetivo. Ou seja, qual é o seu objetivo?


A 1ª DICA é: Faça um orçamento! Com ele você terá controle total das suas finanças e assim poderá cortar eventuais gastos sem necessidade e no fim terá uma grana sobrando.


2ª DICA: É importante dividir seu dinheiro em “caixinhas” diferentes e adotar uma estratégia também diferente para cada uma delas. Se for um objetivo de curto prazo, ele fica mais suscetível ao vai e vem da economia. Se for de longo prazo, é preciso dar atenção às mudanças mais estruturais.


3ª DICA: Cuide bem de todas essas caixinhas. Não pode deixar de dar atenção para a aposentadoria porque você quer gastar mais nas suas férias!


4ª DICA: Faça avaliações periódicas das suas estratégias para ver se você está no caminho certo.


5ª DICA: Mantenha sempre o planejamento e evite as decisões no calor do momento. É assim que você tem menos chances de errar e consegue guardar dinheiro para uma futura emergência ou usar essa grana numa viagem ou reforma da casa.