O cartão de crédito surgiu para otimizar nossas finanças pessoais, viabilizando a realização de pequenos desejos e até mesmo fazer o dinheiro render melhor. Mas muitas pessoas acabam consumindo mais do que podem e isso é resultado da falta de planejamento ou controle financeiro.
Pensando na saúde financeira dos nossos clientes, a NGVcred vai te ajudar a usar o cartão de crédito com responsabilidade e ficar bem longe do endividamento.
E começando pelo principal: Anote todas as despesas.
É importante saber pra onde o seu dinheiro está indo. Dessa forma, é imprescindível que você anote todas as compras do cartão. Pra essa tarefa ficar mais fácil, procure um aplicativo no seu celular de finanças pessoais e use aquele que mais atende suas necessidades. Mas pensando naqueles clientes que gostam de colocar tudo na ponta do lápis, use aquele velho caderninho que não tem erro! O importante é entender como o seu dinheiro está sendo gasto.
Elabore um planejamento financeiro.
Recomendamos que antes de usar o cartão, você tenha em mente se na data de vencimento da fatura terá este valor gasto. Não adianta sair por aí passando o cartão em um monte de lojas se você não conseguir pagar essas compras depois. Lembre-se: seu limite pode ser alto, mas o seu salário às vezes não é!
E é sobre esse ponto nossa próxima dica. O limite do cartão deve ser, no máximo, 50% do seu salário.
Quando você usa o cartão, você tem a falsa sensação de que o dinheiro não está saindo do seu bolso. É o famoso prazer de comprar sem gastar um centavo. Só que o pesadelo começa no momento que a fatura chega na sua casa ou na notificação do seu celular.
Nossa próxima dica é: Evite pagar ou, pelo menos, negocie as taxas de anuidade.
Aqueles cartões que oferecem milhares de vantagens e descontos, normalmente cobram anuidade bem elevadas, chegam facilmente a R$ 800,00. É muita coisa, né? No entanto, com a NGVcred você não tem essa preocupação. Nossos cartões não cobram anuidade e nem taxa de adesão. São tantas as facilidades. Você pode conferir neste link todas as opções.
E já terminando esse texto porque está ficando muito longo, nossa próxima dica é: cuidado com o pagamento mínimo da fatura.
É um tremendo erro você escolher essa forma de pagamento porque torna a sua dívida simplesmente impagável com o tanto de juros. Caso tenha dificuldades para pagar o valor total, parcele o valor da fatura ou tome dinheiro emprestado no crédito pessoal e pague o valor à vista, pois os juros costumam ser bem menores com o empréstimo.
São essas situações que nos mostram a importância do planejamento financeiro antes de comprar qualquer coisa no cartão de crédito. Não trate ele como uma renda extra. É preciso ter consciência de suas necessidades e dar prioridade para o que de fato seja necessário.